VOLTAR

Cogumelo produzido por indígenas de Roraima será comercializado no Brasil

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com/noticias
17 de Mai de 2016

Cogumelo produzido por indígenas de Roraima será comercializado no Brasil
Cogumelo Yanomami é uma mistura de dez espécies de cogumelos típicos da culinária indígena

Isaac Guerreiro isaac.guerreiro@portalamazonia.com
17/05/2016 | 13h54 Atualizado em 17/05/2016 16:20:25

MANAUS - Cogumelos são utilizados na alimentação de seres humanos há milhares de anos. Os indígenas Sanöma, parte do povo Yanomami e habitantes da região de Awaris, Terra Indígena Yanomami no extremo noroeste de Roraima, utilizam os cogumelos como parte da cultura e alimentação. Mas, um projeto está desenvolvendo um mistura entre 10 espécies de cogumelo típicos da culinária indígena e que vão ser comercializados em pacotes de R$ 15. O Cogumelo Yanomami, como está sendo chamado, será vendido em pacotes com cogumelos inteiros e em pó
O projeto é desenvolvido entre os indígenas Sanöma, o Instituto Socioambiental (ISA) e o Instituto Atá. O dinheiro da comercialização do produto será revertido para as comunidades indígenas.
Como começou?
Há quatro anos um projeto de formação de pesquisadores Yanomamis levou a uma pesquisa sobre a alimentação do povo Sanöma. Com o avanço das pesquisas, os próprios indígenas começaram a mostrar interesse na venda de produtos que eles produziam. A tribo reside a duas horas de avião da capital de Roraima, Boa Vista.
O antropólogo, Moreno Saraiva Martins, que acompanha o projeto desde o início, viu o interesse e entrou em contato com a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Noemia Ishikawa. "A convidamos para ir até a terra indígena e criar um processo de secagem dos cogumelos que não interferissem na cultura deles e utilizasse técnicas que eles já conhecessem", disse Martins ao Portal Amazônia.
O resultado final foi avaliado pelo Instituto Botânico de São Paulo atestando como produto coméstivel sem danos ao ser humano. O produto é enviado de avião para Boa Vista e, de lá, segue para outros Estados como Amazonas e São Paulo. O Cogumelo Yanomami começou a ser vendido na última semana no Mercado de Pinheiros, em São Paulo.
Receitas com os cogumelos
O pacote com cogumelos Yanomami pode ser usado para fazer risotos, sopas e refogados. O chef, Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro, de Manaus, criou um prato especial com os cogumelos. Tucumã e caldo de cogumelo Yanomami é um dos pratos que será servido no restaurante.
Ingredientes
300g de Tucumã,
10g de pó de cogumelo Yanomami,
Sal a gosto
Limão a gosto,
20g de manteiga,
50g de coentro,
5g de açúcar,
300ml de água e
20g de farinha de tapioca.
Modo de preparo
O preparo é feito misturando a água com o pó de cogumelo e levado ao fogo sem deixar ferver. Depois de 40 minutos, adicione a farinha de tapioca para engrossar o caldo. Ajuste o sal e adicione umas gotas de limão. Coe o caldo com peneira fina e reserve.
Aqueça a manteiga. Quado estiver fumaçando desligue o fogo e adicione o tucumã. Salteie ligeiramente e coloque o açúcar. Em um prato, coloque o tucumã salteado e finalize com coentro desidratado. Para quem tiver interesse em fazer a receita em casa o restaurante Banzeiro comercializará o Cogumelo Yanomami.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/culinaria/cogumelo-produzido…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.