VOLTAR

Código Florestal

FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: PEREIRA, Raul Isidoro
08 de Ago de 2010

Código Florestal

Mais triste do que a infeliz proposta do deputado Aldo Rebelo é o artigo do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite ("Espinoza e a legislação florestal", "Tendências/Debates", 5/8).
A questão da biodiversidade e da proteção de nossos rios, já tão poluídos e assoreados, não se limita a uma "pura geometria" e a uma questão aritmética e instrumental de produção de nossos fármacos. A biodiversidade não só é uma necessidade para o equilíbrio de nossos ecossistemas como também é condição para uma dimensão ética e estética dos humanos e de todos os seres vivos do planeta.
Pelos mesmos avanços da ciência, citados no artigo, é possível conciliar, sem prejuízos econômicos, a produção da agricultura familiar, secularmente excluída, com a preservação de nossas florestas. Possivelmente, Espinoza, se fosse vivo, não aprovaria essa devastadora mudança no Código Florestal.

Raul Isidoro Pereira, doutor em arquitetura e urbanismo (São Paulo, SP)

FSP, 08/08/2010, Painel do Leitor, p. A3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0808201009.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.