VOLTAR

CNBB pede a presidente por padre

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)
27 de Mar de 1998

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil esteve ontem com o presidente FHC em busca do anulamento da expulsão do missionário holandês Winfridus Overbeek, que foi acusado pela Polícia Federal, e da revogação da Portaria da Funai, publicada na segunda-feira, que proíbe a entrada de qualquer pessoa na área das etnias indígenas Tupiniquim e Guarani. Embora o missionário já esteja com habeas corpus concedido pela juíza federal substituta Maria Cláudia de Garcia, Dom Lucas acredita que a Portaria abre um precedente, ao limitar as liberdades que a Constituição concede aos índios e ao cercear a ação evangelizadora da Igreja.
O superintendente da PF afirmou que abriu inquérito contra Overbeek e que, caso julgado culpado por crime de natureza política, pode pegar de um a três anos de prisão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.