VOLTAR

CNBB pede ao Governo Lula a homologação de Raposa Serra do Sol

CIR-Boa Vista-RR
29 de Mai de 2003

Confira a íntegra da carta enviada ao Presidente:

Excelentíssimo Senhor
Luís Inácio Lula da Silva
Digníssimo Presidente da República Federativa do Brasil
Senhor Presidente,

A nova direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB procurou marcar uma audiência com Vossa Ex.cia. para agradecer sua honrosa visita à nossa Assembléia Geral. Não tendo sido possível um encontro pessoal, expressamos, por carta, nosso apreço e estima, almejando podermos continuar nosso diálogo em outras ocasiões.

Em sua primeira reunião, a direção da CNBB tomou conhecimento da atual situação da população indígena do Estado de Roraima.

A preocupação maior se prende à expectativa da imediata homologação da terra indígena RAPOSA SERRA DO SOL nesse Estado em sua integralidade. A questão dos povos indígenas sempre foi uma prioridade da missão da CNBB, exatamente pelo seu significado simbólico: apesar de representarem as raízes da cultura do Brasil, são, de fato, os mais desamparados entre os pobres de nossa população.

Nossa missão de Igreja, à luz da evangélica opção pelos pobres, nos leva a fazer um apelo: dê prioridade à homologação daquela área que, há tanto tempo, esperamos ver, enfim, demarcada.

Confiando na sua sensibilidade, reafirmamos nossa disposição em colaborar para o êxito de seu governo.

Atenciosamente,

Cardeal Geraldo Majella Ângelo
Presidente da CNBB

Dom Antônio Celso de Queiroz
Vice-presidente da CNBB

Dom Odilo Pedro Scherer
Secretário Geral da CNBB

Fotos

Artigos
Homologação da Raposa Serra do Sol em área contínua

Nota do Fórum pela Reforma Agrária e Justiça no Campo

Encontro de Povos e Organizações Indígenas do Brasil

Corte de recursos ameaça assistência à saúde indígena

O que é isso, "companheiros"?

Roraima: dez anos de retrocesso

Participe!

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.