VOLTAR

CMA e APA da Baleia Franca promovem oficina para atender encalhes de mamíferos

ICMBio - www.icmbio.gov.br
13 de Jun de 2008

No próximo sábado (14) será realizada a terceira oficina de Treinamento e Capacitação para Atendimento a Eventos de Encalhe de Mamíferos Marinhos. Do evento sairá a construção de um protocolo de atendimento para a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina. O evento acontece, a partir de 9h, no auditório da Sede Administrativa do Parque Municipal da Lagoa do Peri, a 24 km do Centro de Florianópolis, na Estrada Geral da Armação do Pântano do Sul, Distrito de Pântano do Sul, Sul da Ilha.

No início de 2008, a APA Baleia Franca e o Centro Mamíferos Aquáticos (CMA-Sul) - geridos pelo Instituto Chico Mendes, em parceria com outras instituições conselheiras da unidade, iniciaram a elaboração do Protocolo de Procedimentos para o Atendimento a Encalhes de Mamíferos Marinhos na área da APA da Baleia Franca.

O projeto vem sendo discutido e planejado desde o final de 2007, e tem o objetivo garantir a proteção e o manejo adequado das populações de mamíferos marinhos, por meio de ações efetivas e rápidas para o bem-estar dos animais.

A idéia surgiu nas reuniões do Conselho da APA da Baleia Franca, quando a equipe de servidores da unidade e entidades conselheiras constataram a importância de construir coletivamente um protocolo de atendimento para mamíferos marinhos ao longo dos 130 km de costa da unidade.

O projeto leva em consideração o histórico da ocorrência de encalhes de diversas espécies de mamíferos marinhos na região, e ainda o potencial de maior freqüência de encalhes devido à atual recuperação do número populacional de Baleias Franca.

Além da equipe organizadora, participam deste programa os pelotões da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba, que possuem histórico de envolvimento pró-ativo nos atendimentos a encalhes; além da Capitania dos Portos (Marinha do Brasil) e de outras unidades de conservação marinho costeiras estaduais e federais com influência na região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.