VOLTAR

Clima seco aumenta problemas respiratórios em Rondônia

TV Rondônia - http://portalamazonia.locaweb.com.br
30 de Jul de 2010

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que há uma massa de ar seco trazida por ventos oceânicos, em Rondônia. O fenômeno atmosférico tem causado baixa umidade do ar e temperatura máxima acima de 35o.

A situação climática tende a aumentar casos de doenças respiratórias. O número de crianças internadas no Hospital Infantil Cosme e Damião cresceu. De acordo com o médico, Anselmo Franco, a recomendação é dobrar a ingestão de líquidos.

Além de afetar a saúde, o período de estiagem aumenta o número de incêndios. No total, foram registrados 241 focos de calor nas terras indígenas e unidades de conservação federais e estaduais de Rondônia, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

De acordo com o coordenador geral de qualidade do ar do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Rodolfo Noronha, a fumaça produzida pelas queimadas é das grandes responsáveis pela poluição atmosférica da Amazônia. Ele informou que a instituição pretende implantar uma rede de monitoramento do controle do ar na região.

http://portalamazonia.locaweb.com.br/sites/rotv/noticia.php?idN=31149

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.