VOLTAR

Clientes Coelba podem ajudar a construir o Corredor Monte Pascoal - Pau Brasil

Instituto Bioatlântica - www.bioatlantica.org.br
08 de Mai de 2009

Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia apresentou ontem (7/5), em Salvador, o programa Energia Verde, uma iniciativa inédita de combate ao aquecimento global. O programa visa conscientizar os clientes da empresa sobre o impacto do consumo de energia nas mudanças climáticas, incentivando-os a trocarem seus aparelhos por outros que consumam menos eletricidade, se beneficiando de doações que venham a fazer projetos de restauração da Mata Atlântica, que retiram carbono da atmosfera.

Por meio de uma parceria com o Instituto BioAtlântica, que representa um grupo de oito organizações ambientalistas e comunitárias atuantes no Extremo Sul da Bahia, o Energia Verde facilitará a realização de doações dos clientes da companhia baiana para a formação do Corredor Monte Pascoal - Pau Brasil, projeto de restauração florestal entre dois dos mais importantes parques nacionais do país.

Para Beto Mesquita, engenheiro florestal e diretor do Instituto BioAtlântica, iniciativas como o Energia Verde "são fundamentais para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de mudarmos nossos hábitos de consumo se quisermos colaborar com a redução dos problemas decorrentes do aquecimento global". Ainda de acordo com o diretor do IBio, a iniciativa da Coelba servirá de "exemplo para que outras empresas do setor estimulem seus clientes a reduzir seu consumo de energia e colaborem com projetos que retiram carbono da atmosfera ao mesmo tempo que geram oportunidades de trabalho e renda para comunidades rurais".

A campanha do Energia Verde vai incentivar os consumidores a fazer doações de acordo com seu consumo de energia: 5 reais para quem consome de 100 a 200 kw/h/mês, 7 reais para quem consome de 200 a 400 kw/h/mês e 10 reais para quem consome acima de 400 kw/h/mês.

Os recursos serão investidos na implantação e manutenção de corredores ecológicos entre os dois parques, fortalecendo a promissora cadeia produtiva da restauração florestal que as organizações parceiras vêm fomentando na região, com apoio de outras empresas, órgãos públicos e proprietários rurais.

A empresa estima a adesão de 3 mil clientes nesta primeira etapa da campanha, que terá spots de rádio, filmes para TV, anúncios em revistas e jornais, nas contas de energia elétrica dos clientes e um corpo a corpo em dois grandes shopping centers de Salvador. Com contratos individuais de dois anos de duração, o Energia Verde deve arrecadar cerca de 500 mil reais para as ações de reflorestamento, montante suficiente para o plantio de aproximadamente 50 hectares ou cerca de 80 mil árvores, que formarão uma floresta suficiente para retirar da atmosfera 14 mil toneladas de carbono.

Se você reside em Salvador ou Lauro de Freitas e está interessado em participar dessa iniciativa, acesse o site do projeto www.coelba.com.br/energiaverde

Corredor Monte Pascoal - Pau Brasil

Os parques nacionais do Monte Pascoal e do Pau Brasil estão localizados na região Extremo Sul da Bahia, nos municípios de Porto Seguro, Itabela e Itamaraju. Em linha reta, cerca de 40 quilômetros separam as duas unidades de conservação.

Como ilhas de floresta cercadas de terras degradadas por todos os lados, as duas unidades de conservação são os maiores fragmentos de Mata Atlântica dessa região. São importantes para o equilíbrio climático, mas também preservam uma biodiversidade singular, com diversas espécies ameaçadas de extinção e endêmicas, ou seja, que têm em suas matas o único local onde sobrevivem na natureza.

Além do IBio, compõem a parceria para a formação do corredor as organizações parceiras Conservação Internacional, The Nature Conservancy, Instituto Cidade, Naturezabela, Associação Comunitária Beneficente de Nova Caraíva (Ascbenc), Anassociação dos Nativos de Caraíva (Anac) e Cooperativa dos Reflorestadores de Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia (Cooplantar).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.