VOLTAR

Ciro fala sobre criação de reserva ambiental

Jornal do Amapá-Macapá-AP
21 de Jul de 2002

Sábado, Macapá recebeu o primeiro candidato a Presidência da República. Ciro Gomes, PPS, chegou a capital acompanhado de sua esposa, a atriz Patrícia Pillar e concedeu entrevista coletiva a imprensa ainda no aeroporto. Do lado de fora, milhares de pessoas, simpatizantes e outros políticos aguardavam o candidato para saudá-lo e percorrer as principais ruas da cidade durante carreata. Na coletiva, perguntas sobre a dívida externa, alianças, saúde, calote e a criação do parque do Tumucumaque foram respondidos a repórteres locais e de outros estados.
O ponto mais almejado na coletiva foi referente a criação do Parque do Tumucumaque e a declaração dada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a busca de uma solução. Questionado sobre ser ou não a favor, Ciro Gomes respondeu que a questão deve ser encaminhada ouvindo a sociedade, "porque colidem ai dois interesses estratégicos legítimos. É papel do presidente da república sediar o bom encontro desses dois interesses. Um da preservação do ecossistema, da biodiversidade para as gerações futuras, e o outro, é o legítimo interesse da sociedade contemporânea de viver com dignidade, trabalhando, produzindo, de ter seus salários, de explorar".
De acordo com ele, as formas de conciliar esses interesses, seria tecnicamente buscar uma matriz de desenvolvimento sustentável, uma idéia de manejo florestal, mineração não-degradante, preservação das necessidades indígenas, ouvindo a comunidade local. Sobre a posição do presidente da República em utilizar a técnica da persuasão para a criação daquela área. "O presidente deixou aberta a possibilidade de usar o seu poder de persuasão. Primeiro vamos esperar que ele faça por ai, que ele se entregue a discussão e convença os envolvidos. Se ele de forma truculenta, o que não creio, ultrapassar esse limite democrático, nós convocaremos a Advocacia Geral da União para nos orientar em como desfazer isso e retomar a discussão, buscando o caminho de conciliação".
Uma Unidade de Desenvolvimento Sustentável é a medida achada certa pelo presidenciável com relação ao Tumucumaque. "Porque é o que compatibiliza a preservação com manejo sustentável que gera economicidade e sustentabilidade para gerações contemporâneas. Em certos casos, o parque é necessário, mas eis um assunto que não posso me alongar por falta de um estudo aprofundado".
(Ivane Ramos-Jornal do Amapá-Macapá-AP-21/07/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.