VOLTAR

Ciro anuncia nova Sudam

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
21 de Mar de 2003

Instituição fiscalizará projetos de investimento na Amazônia

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, assegurou ontem a criação de um novo órgão para substituir a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), extinta no governo Fernando Henrique, em decorrência de fraudes na liberação de verbas federais.

A nova instituição vai incluir também a Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA).

A reativação da Sudam foi a principal cobrança dos parlamentares, que manifestaram indignação por ver que a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), extinta pela mesma razão, já voltou a funcionar. Segundo ele, o processo no Nordeste foi mais rápido porque a carteira de projetos pendentes já foi resolvida. Atualmente, 571 projetos, avaliados em R$ 1,6 bilhão, estão parados desde a extinção da Sudam.

Cerca de R$ 184 milhões que estão parados no Banco da Amazônia (Basa) deverão ser liberados com a retomada do processo de fiscalização do novo órgão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.