VOLTAR

Circuito Quilombola do Vale do Ribeira será lançado no Sesc-SP

ISA - http://www.socioambiental.org
27 de ago de 2012

O projeto foi desenvolvido pelo ISA em parceria com as comunidades quilombolas e o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Turismo e é resultado de três anos de capacitações, planejamento e formatação dos produtos, nos quilombos de André Lopes, Ivaporunduva, Mandira, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, São Pedro, Sapatu em conjunto com a Associação de Monitores Ambientais de Eldorado (Amamel).

O lançamento será no Sesc-Consolação, em São Paulo, em 11 de setembro, voltado mais especialmente para operadores de turismo e interessados em conhecer as potencialidades turísticas dessa privilegiada região de Mata Atlântica do Estado de São Paulo.

Em março deste ano, tinham sido lançados, no Quilombo de Ivaporunduva, em Eldorado (SP), o site e o catálogo do Circuito, incluindo 65 atrativos culturais, naturais, gastronômicos além do calendário de festas quilombolas. Com essa iniciativa pretende-se incrementar a geração de renda nas comunidades e, ao mesmo tempo, possibilitar ao visitante conhecer a história de luta dos quilombos pela manutenção de sua cultura e de seus territórios. Cachoeiras, trilhas em Mata Atlântica preservada, bóia-cross, apresentações culturais tradicionais, visita às roças e culinária típica das comunidades são algumas das atrações do Circuito, que recebe grupos de visitantes pré-agendados.

http://www.socioambiental.org/noticias/nsa/detalhe?id=3653

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.