VOLTAR

CIR vai realizar manifestações e dá prazo de 30 dias para desintrusão

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=58047
17 de Mar de 2009

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) promete realizar manifestações em Surumu, em Boa Vista e em Brasília, pela demarcação em área contínua. De acordo com o coordenador do CIR, Dionito Souza, os indígenas ligados à organização esperam "que os ministros do STF batam o martelo em favor dos povos indígenas e não realizem mais condicionalidades na manutenção da área".

Para tanto, ele promete levar indígenas de várias comunidades da Raposa aos três locais e realizar manifestações pacíficas, com ritos indígenas. Só para a Capital Federal, ele disse que enviará 40 índios para acompanhar o julgamento direto do Plenário da Suprema Corte.

Dizendo que são auto-sustentáveis, Dionito deu 30 dias para que a Polícia Federal retire os habitantes não-índios da reserva, caso a decisão já saia nessa retomada do julgamento.

"Trinta dias é o suficiente para retirá-los [não-índios]. O arroz que ainda ficar por lá vamos aproveitar. Não precisamos de arrozeiros para desenvolver nossa região nem o nosso povo", frisou.

SODIURR - Já os indígenas ligados à Sociedade em Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiurr) não vão realizar nenhuma manifestação no Estado. Entretanto seis deles embarcaram para Brasília ontem à noite, para acompanhar o julgamento de perto.

Segundo o tuxaua Abel Barbosa, da comunidade do Flexal, o grupo tentará, durante todo o dia de hoje, audiência com os ministros do STF para exporem suas visões contrárias ao processo demarcatório.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.