VOLTAR

CIR diz que reserva já está definida

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
05 de Dez de 2002

Noberto da Silva diz que tamanho da Raposa/Serra do Sol é pouco

O vice-coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Noberto Cruz, da Silva diz que a área Raposa/Serra do Sol já está definida e não cabe mais debate sobre ela. Conforme ele, a ampliação de novas áreas pode ser pedida porque muitas comunidades sofrem por estar em espaços reduzidos.

Sobre o protesto dos rizicultores, a liderança indígena entende que eles estejam no direito de se manifestarem. Noberto defendeu a imediata demarcação de todas as reservas, como forma de dar a índios e não índios os limites de seus convívios.

Ao afirmar que na área Raposa/Serra do Sol existem mais de 14 mil índios, disse não entender porque sete produtores de arroz querem tomar conta do Estado. "Eles tiram o mercado dos pequenos produtores, que às centenas estão precisando de apoio do Estado para se desenvolverem", comentou.

Para o vice-coordenador do CIR, quando os rizicultores pregam que milhares de pessoas podem perder os empregos, o fazem como forma de escravizar as pessoas. "Dizer que a demarcação é empecilho ao desenvolvimento, com certeza não é. Tendo estes recursos, o indígena é capaz de desenvolver o mesmo trabalho".

Noberto da Silva disse não haver interesse de discutir a demarcação da área Raposa/Serra do Sol porque a decisão final está próxima. "Nós estamos nesta área há milhares de anos, ao contrário daqueles que chagaram de cem anos para cá. A reserva já foi definida e teremos que respeitar a Constituição que garante os direitos dos povos indígenas".

Quanto à possibilidade de uma trégua durante o governo Lula, visando um entendimento entre as partes interessadas, ele se diz disposto em conversar com qualquer liderança petista, menos para orientação sobre o que deve ser feito.

"Muitos governos já passaram e nós tentamos fazer entendimentos. Vamos conversar com o presidente ou representante do PT aqui no Estado, mas, em relação à demarcação é esta que solicitamos e não somente a Raposa/Serra do Sol. Os povos indígenas sofrem as conseqüências devido à presença de pessoas que estão em terra indígena e muitas vezes impedem a passagem, a pesca e o trânsito. Muitos entraram na terra indígena como compadres, colegas e hoje nos impedem de ir e vir", declarou.

De acordo com Noberto, a Funai nunca pretendeu a ampliação de reservas, todos os atos foram solicitados pelas comunidades que se julgam prejudicadas devido à pequena área de terra que possuem. Questionado sobre o tamanho da reserva Raposa/Serra do Sol, avalia que ser pequena para os 14 mil índios que diz existirem naquele espaço. "Com certeza é pouco", frisou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.