VOLTAR

CIR começa 2010 planejando caminhada das comunidades e a festa em Maturuca

CIR - http://www.cir.org.br/noticias.php?id=666
04 de Jan de 2010

As atividades de 2010 do CIR foram retomadas hoje, com foco direcionado à grande festa da vitória a ser realizada em abril, com a presença de Lula da Silva

Depois de um breve recesso de fim de ano, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) retoma hoje seus trabalhos já preparando a caminhada de 2010, o ano em que os povos indígenas festejam a vitória pela conquista definitiva de suas terras.

Na noite do dia 28 de dezembro, os coordenadores do CIR se reuniram numa confraternização organizada pelo líder indígena Jacir José de Souza, com a finalidade de comemorar o prêmio Chico Mendes que ele conquistou em 2009 em defesa do meio ambiente.

O encontro serviu para fazer uma breve avaliação das atividades do ano passado e os passos a serem seguidos em 2010. Jacir disse que é preciso fortalecer o informativo Anna Yekare (Nossa Notícia) como o veículo de comunicação dos povos indígenas de Roraima.

O informativo circulou em dezembro passado e ainda está sendo distribuído nas comunidades. São 100 exemplares de um jornal tablóide de quatro páginas, todo colorido, editado pelo Departamento de Comunicação do CIR.

Outro assunto discutido foi a organização da festa da vitória em Maturuca, de 15 a 20 de abril, que contará com a presença do presidente Lula da Silva (PT) no dia 19, Dia do Índio, que virá comemorar a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Jacir disse que a comunidade de Maturuca está desde o ano passado organizando a festa e preparando estrutura para o evento e a recepção dos convidados. Estão sendo esperadas 15 mil pessoas, entre comunidades indígenas, convidados e representantes de entidades parceiras do CIR.

O administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Gonçalo Teixeira, estava presente e disse estar empenhado em ajudar o CIR a organizar a festa. A boa notícia é que foi solicitado da empresa Oi/Telemar a instalação de telefone em Maturuca.

Conforme Gonçalo Teixeira, serão instalados quatro telefones públicos (orelhões), que irão servir não só a comunidade, mas todos os participantes da festa em abril. Também será levada linha telefônica residencial, que estará disponível para quem estiver interessado em instalar uma linha em casa.

O coordenador do CIR, Dionito José de Souza, comentou que a entidade está empenhada também nos preparativos da grande festa. Um dos pontos que está sendo pensado, além da estrutura, convite e credenciamento, é a forma como Lula da Silva e outros parceiros serão homenageados.

A partir de agora, os coordenadores e funcionários do CIR estão convocados a um grande mutirão para organizar a maior festa de todos os tempos em Maturuca.

HOMENAGEM - A luta de Jacir José de Souza foi o principal assunto do encontro. Todos lembraram do sofrimento que ele passou e os obstáculos que ele teve que superar durante a luta em favor da terra e pelo fortalecimento da organização indígena.

Júlio Macuxi, coordenador de Convênios e Projetos, e Marizete de Souza, secretária-geral, estavam presentes. Eles são filhos de Jacir e fizeram questão de dizer que o pai foi o grande exemplo e continua sendo a inspiração para que eles continuem na luta pela causa indígena como coordenadores do CIR.

Júlio e Marizete lembraram que Jacir teve que ficar distante da família enquanto lutava pelas terras junto com outras lideranças. A mãe deles morreu de malária, fazendo com que eles e os irmãos tivessem que sofrer enquanto o pai batalhava de forma voluntária em favor dos direitos dos povos indígenas de Roraima.

Dionito de Souza, que é irmão de Jacir, lembrou que o prêmio Chico Mendes pertence a todos os índios que lutaram pelos direitos dos índios. Ele disse que outras lideranças também estiveram juntas com Jacir nessa caminhada, inclusive alguns enfrentando ameaças ou dificuldades, como caminhar dias de suas comunidades para participar de reuniões ou vir para Boa Vista de bicicleta.

O coordenador do CIR ainda lembrou que todos que hoje caminham na organização devem se sentir orgulhosos do prêmio Chico Mendes, pois ele pertence aos povos indígenas de Roraima, como símbolo da vitória e da organização dos índios.

Jacir José de Souza fez uma avaliação de sua caminhada e agradeceu particularmente todos os que contribuíram para que ele ganhasse o prêmio. Ele afirmou que vai ajudar de alguma forma as coordenações regionais com parte dos R$ 28 mil que ele recebeu como premiação do Ministério do Meio Ambiente.

Conselho Indígena de Roraima

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.