VOLTAR

Cineastas indígenas ganham forumdoc.bh.2005

UFMG-Belo Horizonte-MG
29 de Nov de 2005

O 9o Festival do Filme Documentário e Etnográfico , fórum de antropologia, cinema e vídeo (forumdoc.bh.2005), realizado em Belo Horizonte entre 18 e 27 de novembro, premiou o filme Kiarãsâ Yõ Sâti (O amendoim da cutia) como melhor documentário nacional. Dirigido pelos indígenas Komoi e Paturi Panará (do projeto Vídeo nas Aldeias), retrata o cotidiano da aldeia Panará na colheita do amendoim, apresentado por um jovem professor, uma mulher pajé e o chefe da aldeia.

Na mostra competitiva internacional, o vencedor foi a produção argentina Una Mancha en el Agua, do diretor Pablo Romano. O filme é o registro de uma experiência no rio Paraná, à altura do paralelo 33, uma tentativa de mostrar o rio como memória da água em movimento.

O Prêmio Especial do Júri foi recebido por Seo Chico, um retrato, documentário de José Rafael Mamigonian sobre o lavrador Francisco Thomaz dos Santos e seus encontros com a equipe de filmagem. Jurema , de Maoro da Rocha Pitta, filme passado em um bar próximo ao porto do Recife onde quatro pessoas se encontram casualmente, ficou com a menção honrosa.

Realizado pela Associação Filmes de Quintal e Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, o forumdoc vem se firmando como um importante espaço de reflexão sobre o cinema documental e etnográfico.

Mesta sua nona edição, o festival apresentou um panorama diversificado da produção audiovisual de vários países, com exibição de filmes e vídeos contemporâneos e clássicos, mesas redondas e palestras. O público presente às sessões foi de cerca de seis mil espectadores. ( Com assesssoria de comunicação do forumdoc.bh.2005)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.