VOLTAR

Cinco séculos de vida teen no Brasil; como o jovem ajudou a fazer história

Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)
17 de Abr de 2000

Reportagem especial feita pelo Folhateen, junto a um grupo de estudantes do 4o ano de História da USP, sobre a vida dos jovens que formaram a nação brasileira. Os viajantes que chegaram a essas terras, segundo o texto, destacavam-se por serem aventureiros. Eram piratas, capitães, exilados e missionários, em sua maioria jovens.
A reportagem fala sobre hábitos alimentares indígenas, sobre passagem da infância para a vida adulta para essas populações, além de, entre outros pontos, contar brevemente a história do alemão Hans Staden, que virou prisioneiro dos índios Tupinambá.
Outro aspecto abordado é a chegada de milhões de negros ao Brasil, no século XVI, para serem escravizados. Informações sobre a vida de trabalho ao qual essa população foi submetida são trazidas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.