VOLTAR

Cinco novas Áreas de Proteção Ambiental são lançadas em Manaus

http://g1.globo.com
Autor: Tiago Melo
05 de Jun de 2012

Na manhã desta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, cinco novas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) foram lançadas em Manaus, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). São elas: Parque Linear do Gigante, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adolpho Ducke, Parque Ponta Negra e Parque Linear do Bindá.

Segundo o secretário da Semmas, Marcelo Dutra, APAs são áreas em geral extensas, dotadas de atributos bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas.

Para o secretário, qualificar uma área como APA não impede que o local seja danificado ou modificado pelo homem. "Nosso objetivo ao lançar uma nova APA é dialogar com a população sobre os benefícios da preservação", afirmou o secretário. "Devemos conscientizar o povo, fazer com que as pessoas honestas aprendam o valor de uma área verde como a da Ufam", completou.

Uma das novas APAs é o Parque Linear do Gigante, que abrange parte da bacia do igarapé do Gigante e engloba uma área de 155,18 hectares, que apesar de apresentar trechos com Área de Preservação Permanente, encontra-se ameaçada pelo crescimento da cidade para aquela zona.

Outra área de preservação lançada foi a Ufam, localizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus, reúne uma área de 759,15 ha e é formada pelos fragmentos florestais do INPA, UFAM, Parque Lagoa do Japiim e área verde do Conjunto Acariquara.

A APA Adolpho Ducke, abrange uma área de 18.240,82 hectares, e encontra-se localizada na Zona Norte da cidade. É uma área estratégica para a conservação da biodiversidade local, pois, além de ser rica em atributos bióticos e abióticos, também serve de ligação natural entre a reserva florestal Ducke e a área florestada do Puraquequara.

Já a APA Parque Ponta Negra está localizada na Zona Oeste de Manaus, numa área de 39,82 hectares, é formada em parte pela APP do Rio Negro, se destaca por ser um local reconhecido pela população Manauara para a prática do lazer aliado à contemplação da natureza, com destaque para o rio Negro.

A APA Parque Linear do Bindá, abrange uma área de 5,8 hectares, está localizada na Zona Centro-Sul de Manaus, margeando o igarapé de mesmo nome. Apresenta trechos preservados que permitem a permanência de fauna e flora nativa.

Segundo Marcelo Dutra, fiscalização das áreas será feita pelo departamento de controle da Semmas. "A população também pode ajudar os fiscais da secretaria, ligando para o disk denúncia", explicou o secretário.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/06/cinco-novas-areas-de-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.