VOLTAR

Cinco municípios concentram quase 70 por cento da população indígena do Acre, aponta levantamento

G1 http://g1.globo.com/ac/acre/
26 de Mai de 2018

Os municípios de Feijó, Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano, Jordão e Tarauacá concentram 68% da população indígena do Acre. Os dados fazem parte do levantamento "Acre em Números 2017" e mostram ainda que 2,4% da população do estado é formada por índios.

Os dados são referentes ao período de abril de 2015 e esse número pode ser ainda maior, pois nas cidades de Feijó, Jordão e Santa Rosa do Purus existem povos indígenas isolados que não foram contabilizados.

Ao todo, o Acre tem 209 aldeias com uma população indígena de 19.962 pessoas. Manoel Urbano e Santa Rosa possuem, juntos, 53 aldeias com 4,7 mil indígenas das etnias Huni Kui (Kaxinawá), Madijá (Kulina).

Já o município de Feijó possui 32 aldeias com 4,2 mil habitantes das etnias Ashaninka, Madijá (Kulina), Huni Kui (Kaxinawá), Shanenawa. Jordão também possui 32 aldeias, mas a população indígena é de 2,4 mil de etnias Huni Kui (Kaxinawá).

No período do levantamento, o Acre somava 5,13 milhões de hectares em Unidades de Conservação. Desses, 30,5% eram de proteção integral e 69,5% de uso sustentável. As terras indígenas somavam 2,39 milhões de hectares e abrangiam 14,56% da área total do Estado do Acre.

Em janeiro de 2015, conforme o "Acre em Números 2017", dos 749 estabelecimentos de saúde do estado, apenas 16 eram unidades de Atenção à Saúde Indígena. O levantamento destaca ainda os festivais realizados nas aldeias Festival Huni Kuin Xinã Bena, no Jordão, e os festivais Yawa e Mariri, em Taruacá.

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/cinco-municipios-concentram-quase-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.