VOLTAR

Cimi diz que visita a Roraima é de Solidariedade à Diocese

Brasil Norte-Boa Vista-RR
26 de Fev de 2004

Em solidariedade à diocese de Roraima que vem sofrendo com a perseguição e crimes cometidos contra seus missionários, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu, durante a 7ª reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que visitará Boa Vista, diz matéria publicada no site do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Segundo ainda matéria, "No dia 6 de janeiro, um grupo de arrozeiros, fazendeiros e indígenas contrários à homologação da área Raposa Serra do Sol invadiu e saqueou a missão de Surumu, que fica dentro da terra indígena e seqüestraram os padres Ronildo França e César Avellaneda e o Ir. João Carlos Martinez.

O intuito da visita, que contará com a presença do presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, e do vice, Dom Antônio Celso Queirós, é o de manifestar apoio e solidariedade aos agentes de pastoral da diocese, bem como repúdio às declarações de políticos e da mídia local que vêm disseminando o preconceito e o ódio contra os missionários.

No dia 17, a Polícia Federal indiciou o ruralista Paulo César Quartiero e o cacique Genivaldo por participarem da depredação da missão Surumú e do seqüestro dos três missionários.
Segundo informações da Polícia Federal, Quartiero emprestou máquinas e tratores aos seqüestradores. Além deles, a prefeitura de Uiramutã também é acusada de estar envolvida no seqüestro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.