VOLTAR

Cientistas querem contribuir com debate sobre novo Código Florestal

OESP, Vida, p. A19
03 de Ago de 2010

Cientistas querem contribuir com debate sobre novo Código Florestal

Andrea Vialli e Karina Ninni, especial para o Estado, com AFP

Cientistas de diversas áreas se reúnem hoje na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para avaliar os impactos das alterações propostas no Código Florestal Brasileiro sobre a Mata Atlântica e o Cerrado, incluindo os vertebrados e invertebradas que habitam esses biomas.
"A comunidade científica não foi ouvida. E nossa contribuição passa ao largo de posições ideológicas e políticas: é uma contribuição científica. Os impactos das modificações propostas são muito amplos, pois a nova redação abre flancos para a degradação", afirma Thomas Lewinsohn, (foto) professor de Ecologia da Unicamp e presidente da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação.
Um dos objetivos dos cientistas é auxiliar a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no posicionamento sobre as mudanças no código. Para eles, as modificações propostas enfraquecem o código em vigor. "O Código Florestal atual é mais sólido na intenção de assegurar a integridade ambiental de áreas que ainda mantêm as florestas."

OESP, 03/08/2010, Vida, p. A19

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100803/not_imp589580,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.