VOLTAR

Cientistas alertam para retrocesso ambiental no Brasil

Jornal da USP - https://jornal.usp.br
Autor: Fábio Rubira
01 de Ago de 2018

Cientistas alertam para retrocesso ambiental no Brasil
01/08/2018

Por Fabio Rubira

Pedro Luiz Côrtes diz que a falta de fiscalização faz com que o desmatamento volte a crescer

Artigo publicado na revista Nature Climate Change alerta que disputas político-partidárias no Brasil podem interferir nas metas para o Acordo de Paris. O documento foi aprovado em 2015 na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21) com o objetivo de manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2o C.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Pedro Luiz Côrtes concorda e afirma que "esse risco é evidente".

"O que se percebe é um abrandamento, por parte do governo, da política de redução do desmatamento, da fiscalização em torno disso", diz Côrtes.

"É um retrocesso", reforça. "Esse descuido -falta de fiscalização e de empenho do governo- faz com que o desmatamento volte a crescer. E aí reduz nossa possibilidade de contribuição global para redução dos gases de efeito estufa."

Ouça, no link acima, a íntegra da entrevista.

https://jornal.usp.br/ciencias/cientistas-alertam-para-retrocesso-ambie…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.