VOLTAR

Cidades se reúnem para proteger biodiversidade

OESP, Nacional, p. A16
06 de jan de 2010

Cidades se reúnem para proteger biodiversidade

Afra Balazina

Representantes de cidades de 16 países de diferentes continentes se encontram a partir de hoje em Curitiba para definir um plano de ação visando a preservar a biodiversidade. O documento produzido será apresentado em Nagoya, no Japão, durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas, marcada para outubro deste ano.

Em 2008, foi aprovada pela CDB a participação das cidades nas conferências sobre biodiversidade. A modificação é defendida pelo secretário do Meio Ambiente de Curitiba, José Antônio Andreguetto. Segundo ele, é nas cidades que acontecem as decisões sobre a conservação da biodiversidade. Além disso, a maioria da população do mundo hoje vive em regiões urbanas. "E a biodiversidade acaba sendo destruída pelas pessoas que precisam de espaço para produzir alimentos, que necessitam de medicamentos", diz. São Paulo, Montreal e Cidade do Cabo são alguns dos municípios que estarão reunidos até sábado.

De acordo com Oliver Hillel, representante da CDB, sem o apoio das cidades, os governos nacionais dificilmente conseguem implementar as ações de conservação. Os países que integram a CDB definiram suas metas para este ano - o Brasil disse que reduziria o desmatamento da floresta amazônica em 75%, por exemplo.

Para Hillel, é importante lembrar ainda que a biodiversidade tem impacto em outras áreas: "Cerca de 40% da economia mundial depende dela." A ONU declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.

OESP, 06/01/2010, Nacional, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.