VOLTAR

Cidade torna oficiais três línguas indígenas

OESP, Vida, p. A13
13 de Nov de 2006

Cidade torna oficiais três línguas indígenas

Liege Albuquerque
MANAUS

Município com a maior população indígena do País - 73,31% dos 29,9 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, São Gabriel da Cachoeira, a 858 quilômetros de Manaus, regulamentou uma lei que torna co-oficiais três línguas: o nheengatu, o baniwa e o tucano.

A iniciativa de reconhecimento da diversidade cultural dos povos indígenas e a tentativa de resgatar as línguas das aldeias é pioneira no País, de acordo com o presidente da Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (Foirn), Domingos Barreto.

"Espera-se que este ato seja consolidado. Pois o status de línguas co-oficiais obriga o município a prestar serviços básicos de atendimento ao público nas repartições públicas e privadas em português, a língua oficial, e nas três línguas co-oficiais, além de incentivar e apoiar o aprendizado e o uso das línguas nas escolas e nos meios de comunicações", afirmou.

Há 23 etnias na região e, embora as três línguas sejam as mais comuns entre a maioria dos indígenas, ainda há outras 19 línguas. Segundo dados da Foirn, pelo menos 7 mil indígenas falam nheengatu, 5 mil falam baniwa e outros 4 mil falam tucano. Segundo a lei, o poder público terá 180 dias para iniciar a prestação de serviços nas línguas co-oficiais. Para documentos escritos, o prazo para a adaptação será de um ano.

OESP, 13/11/2006, Vida, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.