VOLTAR

Cidadania chega aos Warekena,

Foirn-São Gabriel da Cachoeira-AM
08 de Out de 2002

Após vários dias de viagem de barco no rio Negro e no rio Xié, a equipe da FOIRN do projeto Cidadania Indígena - convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça - retornou a São Gabriel da Cachoeira no dia 22/09, após sua primeira campanha de documentação básica no interior
Mais de 500 indígenas de etnia Werekena das aldeias de : Anamoim, Tukano, Tunú, Umarituba, Santa Rosa, Nazaré, Nova Esperança e Santa Cruz, estavam aguardando a equipe na aldeia de Cumati Cachoeira, rio Xié, Terra Indígena Alto Rio Negro onde se estabeleceu o primeiro pólo de atendimento. Foram cadastradas mais de 350 pessoas entre adultos e crianças, na sua maioria para Registro de Nascimento, uma vez que existiam famílias inteiras sem o referido documento. A aldeia de Vila Nova no mesmo rio foi outro pólo de atendimento onde houve concentração de outras aldeias indígenas e a quantidade de expedição de documentos ultrapassou de 400 unidades entre o registro civil de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e casamento civil. Já no rio Negro, a equipe atendeu a Associação das Comunidades Indígenas Putyra Kapuamo - ACIPK, na aldeia de Ilha das Flores,Terra Indígena Médio Rio Negro I, que integra 13 aldeias indígenas expedindo 300 documentos básicos aproximadamente. Além da expedição gratuita de documentos, a equipe, com o apoio do Ministério Público Estadual fizeram a conscientização das comunidades acerca das eleições de 2002, com a realização de palestras e distribuição de cartazes informativos sobre o assunto.
Uma das dificuldades encontrada pela equipe foi localização das comunidades muito dispersas e vários trechos do rio com cachoeiras que dificultam a chegada nas aldeias, daí a estratégia de estabelecer pólos de atendimentos, onde outras aldeias viajam dois dias aproximadamente para serem atendidos.
O Projeto Cidadania Indígena no Rio Negro, a nível local, conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Cartório, Delegacia de Polícia, FUNAI e Instituto Socioambiental.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.