VOLTAR

Cid negocia com Anacé terreno para refinaria

O Estado - http://www.oestadoce.com.br/
17 de Jun de 2010

A Refinaria Premium da Petrobras será instalada no Pecém

O governador Cid Gomes reuniu-se, ontem, 16, em Caucaia, com lideranças da comunidade que se reconhece como descendente dos índios Anacé e com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Ceará, para dar prosseguimento aos entendimentos sobre as terras no Complexo Industrial e Portuário do Pecém que serão utilizadas para a construção da Refinaria Premium da Petrobras.

O governo apresentou uma proposta que será avaliada em assembleia pela comunidade local nos próximos dias e já está marcada uma nova reunião para o próximo dia 2 de julho. Participaram do encontro também os prefeitos de Caucaia, Washington Góis, e de São Gonçalo do Amarante, Walter Júnior.

IMPASSE
"Há um movimento que reivindica a demarcação de áreas indígenas, sendo que parte delas está dentro das terras necessárias para a construção da refinaria. Para resolver este impasse, temos conversado com a Funai e com as lideranças locais, ponderando que essas terras não sejam objeto de disputa.
A nossa proposta é que deixemos o terreno da refinaria livre para sua construção e que, para as outras áreas pleiteadas pelos índios, possamos realocar empreendimentos para deixar livres para eles", afirmou o governador.

Os entendimentos entre Governo do Estado, Funai e lideranças indígenas, começaram na última segunda-feira (14), quando o governador Cid Gomes esteve em Brasília e reuniu-se com a coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria Geral da República, Deborah Duprat; com o presidente da Funai, Márcio Meira, e com representantes de povos que se reconhecem como índios Anacé.

http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoI…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.