VOLTAR

Ciclo de debates discute novo modelo de produção na área da BR 163

MMA - www.mma.gov.br
14 de Abr de 2010

Um novo modelo de produção sustentável para o oeste do Pará começa a ser discutido entre governos, produtores, lideranças locais e organizações não governamentais durante o II Ciclo de Debates Estratégicos para o Desenvolvimento das Cadeias Produtivas do Oeste Paraense, realizado até quinta-feira (15/4), em Itaituba (PA).

Seguindo orientações do Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal (MacroZEE) e o ZEE da BR 163, o ciclo de debates busca integrar a agricultura e a pecuária com atividades florestais. Para o diretor de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Vizentin, é preciso atualizar algumas políticas para garantir crédito, assistência técnica e melhor logística para melhorar a produção na região.

Segundo Vizentin, os produtores de feijão, milho e mandioca estão convencidos de que é preciso criar um novo modelo de desenvolvimento, incluindo critérios de sustentabilidade nas atividades do campo. "Eles entenderam que é preciso implementar um sistema diversificado de produção agroflorestal", ressaltou. Atividades florestais - como o manejo e a extração de produtos da floresta, com andiroba, açaí e castanha-do-brasil - também são discutidas no ciclo de debates.

Os debates fazem parte do Projeto BR 163: Floresta, Desenvolvimento e Participação, executado pelo MMA. Nesta segunda edição, serão realizadas três rodadas regionais, começando por Itaituba (13/4 e 14/4), depois Santarém (28/4 e 29/4) e Altamira (6/5 e 7/5).

Os resultados das rodadas de debates serão levados para o seminário final, no fim do mês de maio, em Santarém. Segundo Vizentin, as propostas serão incluídas em políticas públicas, como no programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal.

Em 2006, o I Ciclo de Debates apontou alternativas, como modelos de estruturação de cadeias produtivas, considerando as potencialidades da região. Essas diretrizes vêm ao encontro do objetivo do componente "Apoio às Iniciativas de Produção Sustentável" do Projeto BR 163.

O objetivo do Ciclo de Debates é fazer com que as lideranças locais debatam o cenário econômico, social e ambiental do Oeste do Pará. O resultado esperado é planejamento com base sustentável, especialmente nas suas principais atividades, como exploração madeireira, agropecuária, agricultura, pesca e extrativismo.

Projeto BR 163

O Projeto BR 163 busca reduzir o desmatamento na área de influência da rodovia Cuiabá-Santarém, por meio de ações voltadas ao fortalecimento do Distrito Florestal Sustentável da BR 163, bem como a estruturar cadeias produtivas sustentáveis. Neste ano será ampliada a execução de projetos pilotos com alternativas sustentáveis para o desenvolvimento da região. O projeto tem apoio técnico e a gestão financeira da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (ONU/FAO Brasil) e recursos doados pela Comissão Européia.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.