VOLTAR

China terá mercado de emissão de carbono

OESP, Metrópole, p. A20
26 de Set de 2015

China terá mercado de emissão de carbono
Empresas poderão comprar e vender créditos de carbono; sistema será adotado naquele país em 2017

O presidente da China, Xi Jinping, anunciou ontem que o país vai lançar um sistema de controle de emissão de carbono em 2017. O mecanismo chamado cap and trade consistem estabelecer limites para as emissões, abrindo mercado para que as empresas com emissões abaixo desses limites vendam direitos de emissão a companhias que os ultrapassam.
A medida foi anunciada em Washington, ao lado do presidente Barack Obama, durante a visita do presidente chinês aos Estados Unidos. Embora a China não tenha definido quais serão os limites, o anúncio da adoção do mecanismo foi considerado animador pelo ambientalista Délcio Rodrigues, pesquisador associado da ONG socioambiental Vitae Civilis. "Como não há metas, é difícil dimensionar a importância da adoção do mecanismo. Mas esse caminho político do governo chinês é extremamente positivo. Considerando as dimensões da economia do País, que é um dos maiores emissores globais, é muito importante que o mercado industrial da China tenha um teto para as emissões", afirmou.
A declaração feita ontem complementa um acordo conjunto lançado em novembro com os Estados Unidos, com compromissos dos dois países de ações contras mudanças climáticas.
Na ocasião, os americanos anunciaram a meta de chegar a 2025 com emissões de gases de efeito estufa de 26% a 28% menores em relação a 2005. A China comprometeu-se a não mais aumentar as emissões a partir de 2030.
A declaração conjunta, apesar de pouco ambiciosa, foi considerada importante para mover a engrenagem das negociações diplomáticas em torno de um acordo global, pois os dois países são responsáveis por cerca de 45% das emissões do planeta. "O acordo tinha pouca ambição, mas no conjunto as iniciativas dos dois países são promissoras para um possível acordo em Paris", afirmou Rodrigues.
/COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

OESP, 26/09/2015, Metrópole, p. A20

http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,em-acordo-com-eua…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.