VOLTAR

China desmente liderança em gasto de energia e ataca agência

OESP, Economia, p. B9
21 de Jul de 2010

China desmente liderança em gasto de energia e ataca agência

Pequim

O governo da China contestou a afirmação da Agência Internacional de Energia (AIE) de que o país superou os EUA como o maior consumidor de energia do mundo no ano passado. "Pelos nossos cálculos, os EUA ainda eram o maior consumidor em 2009", disse Zeng Yachuan, porta-voz da Administração Nacional de Energia da China. Zhou Xi''an, diretor do órgão, disse que "os dados da AIE podem ser usados como uma referência, mas não são muito confiáveis".
A AIE afirmou que no ano passada a China utilizou energia equivalente a 2,252 bilhões de toneladas de petróleo. Esse número é cerca de 4% maior do que a quantidade utilizada pelos EUA, que usaram o equivalente a 2,17 bilhões de toneladas de petróleo. Em uma base per capita, a demanda por energia na China ainda está em torno de um terço da média dos países industrializados, segundo os dados da AIE.
A agência defendeu sua análise. "Todas as fontes relevantes de dados indicam que a China superou os EUA e se tornou o maior consumidor de energia do mundo", disse a economista-chefe da AIE, Fatih Birol.
As divergências entre a China e a AIE são antigas. A agência reclama que a China não fornece dados adequados. Pequim diz que a AIE não entende de energia na China e subestima os esforços chineses para aumentar a eficiência / Dow Jones Newswires

OESP, 21/07/2010, Economia, p. B9

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100721/not_imp583928,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.