VOLTAR

Cheia do Rio Formoso deixa indígenas isolados em aldeia no Tocantins

EBC http://radioagencianacional.ebc.com.br/
Autor: Maíra Heinen
28 de Fev de 2018

A cheia do Rio Formoso, no Tocantins, isolou cerca de 40 indígenas Krahô e a aldeia, próxima ao município de Lagoa da Confusão, está em situação de calamidade pública.

A informação foi repassada pela Defensoria Pública do estado, que realizou atendimento coletivo na comunidade no último fim de semana.

Com a enchente, indígenas da comunidade não conseguem deixar o local, pois não possuem nem motor de popa, nem combustível para trafegar pelo rio.

Os moradores estão utilizando da mesma água para fazer as necessidades fisiológicas, lavar os utensílios, e para o consumo, como explica a coordenadora do Conselho Indigenista Missionário no estado, Eliane Franco.

Sonora: Precisa urgente da assistência dos órgãos ambientais, da Funai e dos órgãos ambientais do Tocantins atuarem nesse caso, porque a comunidade tá sofrendo e também pode ter problemas gravíssimos de saúde pelo consumo da água direto do rio. Eles não estão com água potável.

Ainda segundo a missionária, o dono de uma fazenda próxima à área piorou a situação ao fazer uma vala para escoar a água acumulada na propriedade. Os indígenas vivem num assentamento do Incra, enquanto aguardam, há anos, a conclusão do processo de demarcação da Funai.

O defensor público Leandro Gundim, que acompanha a situação, informa que já oficiou alguns órgãos para tomarem providências.

Sonora: A defensoria pública do estado do tocantins já está oficiando os órgãos que são responsáveis por essa comunidade pra tá dando algum suporte pra eles, pra ver o que a gente pode fazer com relação ao assentamento desse índios em um local mais seco, pra que eles possam ter ali o mínimo de dignidade humana de sobrevivência.

Até o fechamento dessa reportagem, a Funai não atendeu os pedidos de informação sobre o caso.

Nessa terça-feira (27), o estado do Tocantins decretou situação de emergência na região do Rio Formoso devido às chuvas e aos alagamentos em vários municípios.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2018-02/c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.