VOLTAR

Chefes dos DSEIs participam do VIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
02 de Abr de 2012

Chefes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) da região Nordeste participaram do VIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste (COSEMS-NE), que começou quarta-feira (28) e seguiu até sábado (31), em Aracaju - Sergipe. O evento reuniu mais de 800 congressistas e gestores que debateram a qualificação das Redes de Atenção à Saúde e a Estruturação das Redes Interfederativas, entre outros assuntos.

De acordo com o Secretário Especial de Saúde Índígena, Antônio Alves de Souza, essa iniciativa faz parte de um dos objetivos estratégicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e do Ministério da Saúde. "A SESAI deve implementar o Subsistema de Saúde Indígena articulado com o Sistema Único de Saúde (SUS) e como esse evento reúne dezenas de secretários municipais de saúde, a vinda dos chefes de DSEIs é mais uma oportunidade de diálogo e articulação com o SUS", avalia.

Chefe do DSEI Pernambuco há 12 anos, Antônio Fernando da Silva lembrou aos secretários que a saúde indígena não é uma questão apenas da SESAI, mas também dos municípios. "Eu vejo como um avanço a inserção da saúde indígena dentro do contexto do SUS, pois, infelizmente, ao longo de muitos anos, somente gestores que trabalhavam nessa área é que falavam sobre esse assunto. Ao final do encontro espero que incluam a saúde indígena na carta do VIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste", comenta Antônio Fernando da Silva.

Já a chefe do DSEI Ceará, Meire de Souza Soares Fontes, a participação dos chefes dos DSEIs no congresso ajudará a dar mais visibilidade às questões indígenas no âmbito da saúde municipal. "Para a nossa missão é importante que todos conheçam a nossa causa e que a gente também conheça de perto os envolvidos", avalia.

Para a chefe do DSEI Bahia Nancy Filgueiras da Costa, a participação dos chefes dos DSEIs e a discussão em torno das questões indígenas no evento são de fundamental importância. "Estou feliz em poder articular com os gestores municipais, no que se refere à consolidação das redes de atenção à saúde, inserindo o SasiSUS. Além disso, a participação do Secretário Especial de Saúde Indígena no evento fortalece ainda mais a política nacional de atenção à saúde indígena", conclui.

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). O DSEI pode ser conceituado como um modelo de organização de serviços - orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado -, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com controle social.

No Brasil, são 34 DSEI´s, sendo seis na região Nordeste. Os distritos não foram divididos por estado, mas sim estrategicamente por critérios territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=39772

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.