VOLTAR

Chefe indígena que ajuda o Google a mapear desmatamentos vem a Curitiba para palestra nesta terça-feira

Band News FM- http://bandnewsfmcuritiba.com/
28 de Abr de 2014

O chefe de uma tribo em Rondônia, cacique Almir Suruí, que vende créditos de carbono e mapeia o desmatamento da floresta com smartphones, vai fazer uma palestra amanhã em Curitiba.

O evento faz parte da comemoração dos 25 anos da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), que funciona no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A palestra do cacique Almir Suruí será no auditório do Canal da Música. O líder dos Paiter-Suruí abordará também a necessidade da criação de um modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Suruí é hoje uma das maiores autoridades mundiais em sustentabilidade. Um dos motivos desta notoriedade é parceria inédita firmada entre sua tribo e a empresa americana Google para usar documentação digital e mapeamento por satélite como ferramentas de conservação. Os suruís também foram pioneiros na venda de créditos de carbono, com uso do mecanismo de recompensa financeira pelo não desflorestamento, o Redd.

O evento continua na quarta-feira (30), com apresentações que têm como objetivo envolver os empreendedores e a sociedade na busca de soluções em rede para três temas relevantes para a comunidade Paiter-Suruí - educação, cultura e sustentabilidade.

O evento contará também com a participação do presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Ludovino Lopes, do jornalista e diretor do Núcleo Planeta Sustentável da Editora Abril, Caco de Paula, e da antropóloga e doutora em desenvolvimento sustentável, Mary Allegretti. Também estarão presentes o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, e o presidente do Tecpar, Júlio Felix.

http://bandnewsfmcuritiba.com/2014/04/28/chefe-indigena-que-ajuda-o-goo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.