VOLTAR

Chefe da Funai em Dourados é afastado

Correio do Estado-Campo Grande-MS
25 de Jul de 2002

Depois de uma semana ocupando o prédio do núcleo da Funai em Dourados, um grupo de mais de cem índios caiuás e guaranis conseguiu que suas reivindicações fossem atendidas. O chefe do órgão na cidade, Jonas Rosa, foi afastado do cargo, deve ser exonerado e, enquanto não é nomeado alguém para seu lugar, assume por 15 dias a funcionária Telma Maria Minoguchi. Durante esse período, ela será acompanhada por Isaque de Souza e Esaú Mamede, que foram indicados pelo grupo para ocupar a chefia do núcleo.
A situação definiu-se por volta das 20h30min de terça-feira depois de várias horas de negociação, intermediada pelos procuradores do Ministério Público Federal, Charles Stevan e Ramiro Hockembach, e com a participação do advogado Vilmar Martins, o Vilmar Guarani, da Funai de Brasília.
Na terça-feira os índios tomaram conhecimento de que o representante da Funai de Brasília, Vilmar Guarani, já estaria em Dourados e não os procurou para conversar sobre o assunto. Diante disso, considerando que estava havendo descaso da Funai, decidiram interditar a Rua Antônio Emílio de Figueiredo, que passa em frente do órgão, no centro da cidade.
Ontem pela manhã, a decisão foi oficializada e encaminhada para a presidência da Funai. Às 14h de ontem, o núcleo foi reaberto e os índios prometeram novo protesto caso não seja nomeado um novo chefe neste prazo de 15 dias. A Funai, segundo Vilmar Guarani, deve enviar para Dourados um grupo de trabalho para iniciar diversas ações, inclusive a transformação do núcleo em administração regional.
O fato que gerou todo o problema foi uma declaração de Jonas Rosa a um jornal da cidade, em maio deste ano, na qual comentou a questão da presença dos indígenas no lixão, deixando a entender que revirar lixo faria parte dos costumes dos índios. Rosa defendeu-se dizendo que o jornalista autor da matéria interpretou mal sua colocação, mas a comunidade não aceitou a justificativa, entendendo que a declaração atingiu os índios de maneira geral.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.