VOLTAR

Chef indígena dá aulas gastronômicas em Brasília nesta quinta-feira

Metropoles metropoles.com
Autor: Sarah Campo DallOrto
09 de Ago de 2017

Conhecida em meio a seus pares como Kalymaracaya, Letícia Mendes Nogueira pertence a tribo Terena. Nascida na aldeia Bananal, localizada no Mato Grosso do Sul, ela é considerada a única chef indígena do país e estará em Brasília nesta quinta-feira (10/8), para participar do projeto Tempero Meu, iniciativa do Na Praia.

Na capital, Kalyamaracaya ensinará o Hî-Hi, uma espécie de bolinho de mandioca cozido e envolto em folha de bananeira. A chef conta que a receita foi criada para alimentar os soldados indígenas durante a guerra do Paraguai (1840-1870), que precisavam de uma comida que não deteriorasse rapidamente. Por isso, deixavam a iguaria na sombra secando e depois seguia longa viagem a cavalo. "Qualquer um pode reproduzir essa receita. Não é necessário acrescentar açúcar ou sal", explica.

Integrante do movimento Slow Food, ela conta que gosta de misturar técnicas culinárias indígenas com toque contemporâneo e, sutilmente, reproduzi-las em sua cozinha. "Trabalho com ingredientes cultivados na aldeia e tento preservar a essência dos ingredientes".

O Na Praia Cultural oferece o Tempero Meu, todas as quintas-feiras de agosto, às 19h, com aulas-shows que desafiam os chefs a elaborarem pratos que tenham ao menos um ingrediente da Arca do Gosto, catálogo criado pelo Slow Food.
Na Praia Cultural - Tempero Meu com a Chef Kalymaracaya
No Na Praia (Orla do Lago Paranoá), às 19h. Vagas disponíveis: 100. Ingressos à venda pelo aplicativo Te Vejo na Praia e no site. Classificação indicativa livre

http://www.metropoles.com/gastronomia/comer/chef-indigena-da-aulas-gast…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.