VOLTAR

Cestb promove 1o seminário de Alfabetização em Língua Tikuna

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/
24 de Mai de 2012

Para entender as particularidades dos alunos indígenas do interior do Amazonas, o Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb), da UEA, realiza na sexta-feira (25), o 1o seminário de Alfabetização em Língua Tikuna, para discutir propostas didático-pedagógicas de alfabetização em língua tikuna, no Amazonas.

Segundo o diretor do Cestb, professor Antônio Sanches, a universidade recebe alunos de diversas etnias e, às vezes, esses alunos não conseguem acompanhar o trabalho dentro da sala de aula. "Observamos que é necessário preparar o nosso corpo docente para atender às necessidades da comunidade acadêmica indígena, que possuem um perfil diferenciado e não podem ficar de fora do processo de ensino-aprendizagem. Queremos promover essa interação entre o ensino "normal" e o indígena", explica Sanches.

De acordo com a coordenadora do seminário, professora Ana Letícia Carvalho, o evento pretende reunir docentes e acadêmicos da UEA de Tabatinga, além dos profissionais que lidam com a educação indígena no município (localizado a 1.106 quilômetros de Manaus) e cidades próximas, inclusive na Colômbia, país que faz fronteira com o Brasil. "Essa é uma realidade vivida em outras unidades da UEA, essa diversidade linguística e cultural possibilita o desenvolvimento da ciência linguística", explica.

Ana informou que essa iniciativa do curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa, da UEA, justifica-se pela possibilidade de se discutir propostas fundamentadas de ensino da língua tikuna, por ser a língua indígena de maior uso na região. "A UEA recebe um número acentuado de alunos indígenas tikuna e quem sabe, a partir desse evento, não saiam propostas para a produção de material didático-pedagógico para o ensino dessa língua indígena".

A programação conta com a participação do Diretor do Museu da Amazônia, professor Ennio Candotti, com o tema "Educação e Cultura Indígena", professor de Língua Tikuna de Benjamin Constant, Bernabé Serra, que ministrará a palestra "O Ensino da Língua Tikuna", professor de Língua Tikuna da Universidade de Letícia (Colômbia), Abel Santos, com "Noções de Educação Tikuna, Etnoeducação e Pensamento Tikuna e Culturais". E para finalizar o evento, haverá uma mesa-redonda que reunirá diversos profissionais da tríplice fronteira (Peru-Brasil-Colômbia) e onde se discutirá as propostas de ensino da língua tikuna.

Sobre o Cestb

O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga oferece os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Educação Física, Geografia, Pedagogia, Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas, Matemática, Pedagogia Intercultural Indígena e Tecnologia em Gestão de Turismo.

A cidade de Tabatinga tem fronteira terrestre com Letícia, sendo que o único marco limítrofe entre as duas cidades é um mastro com a bandeira dos dois países, o que faz com que a população local transite livremente entre as duas nações. O acesso mais frequente à Colômbia, a partir de Tabatinga, é pela Avenida da Amizade, que começa no Aeroporto Internacional de Tabatinga, passa pela UEA e termina na cidade de Letícia, no estado colombiano também chamado de Amazonas.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonas-Manaus-Amazonia-Alfabetiza…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.