VOLTAR

CERR realiza consulta sobre construção de Mini Central Hidrelétrica na reserva São Marcos

Roraima em Foco - http://www.roraimaemfoco.com/
Autor: Sônia Lúcia
09 de Dez de 2010

A Companhia Energética de Roraima (CERR) realiza nesta sexta-feira, 10, no horário das 8h às 12h, durante IV Assembléia Geral da Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos, no Centro Maku'naimî, BR-174, a 172 Km de Boa Vista, consulta formal sobre a implantação do Projeto Especial do Programa Luz para Todos que consiste na construção de uma Mini Central Hidrelétrica (MCH) dentro da Reserva São Marcos.

Participam também da consulta o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (UERR). Ministério Público, entre outras instituições.

O projeto é inédito no Brasil porque traz como alternativa de execução os aproveitamentos hidroenergéticos das terras indígenas para uso exclusivo das comunidades indígenas. Durante a consulta, técnicos do projeto especial vão apresentar às lideranças indígenas as vantagens da construção de uma Mini Central Hidrelétrica na região.

Uma delas é reverter o impacto ambiental de combustível fóssil e garantir energia elétrica limpa e produtiva 24 horas. Além de proporcionar o desenvolvimento da região, melhoria da vida da comunidade, incentivo ao ecoturismo e ao lazer.

A capacidade de geração de energia desta MCH é de 960 kW/h, para atender aproximadamente 34 comunidades da reserva indígena São Marcos. De acordo com a diretora-presidente da CERR, Conceição Escobar, o projeto é uma alternativa viável técnica e economicamente para o fornecimento de energia para comunidades isoladas, atendendo dessa forma, o propósito do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica - Luz para Todos.

"A CERR já desenvolve o programa de eletrificação rural nos municípios do interior do Estado por meio do Programa Luz para Todos, mas em algumas localidades a execução é inviável, como as comunidades indígenas, por isso, esse projeto especial vem para atender essas comunidades, com uma energia elétrica limpa e durante 24 horas", finalizou.

Raposa Serra do Sol

Dentro do programa Luz para Todos também existe o Projeto Especial Raposa Serra do Sol, nos mesmos moldes do Projeto Especial São Marcos. Nos estudos, a previsão é de geração de energia elétrica com sobra, com horizonte de 15 anos, sendo 0,740 kW/consumidor.

http://www.roraimaemfoco.com/colunistas/geral-mainmenu-45/20046-cerr-re…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.