VOLTAR

Cerr ouve indígenas sobre construção de mini-hidrelétrica na reserva São Marcos

Folha Web - http://www.folhabv.com.br/
Autor: Ricardo Gomes
11 de Dez de 2010

A Companhia Energética de Roraima (Cerr) realizou ontem pela manhã uma consulta formal sobre a construção de uma mini central hidrelétrica (MCH) na terra indígena São Marcos, no Município de Pacaraima. A obra deverá ser financiada pelo Programa de Eletrificação Rural Luz para Todos.

Participaram da reunião representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), lideranças indígenas da região, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Ministério Público e demais instituições de suporte as ações de estruturação e apoio indígena. A consulta ocorreu na localidade conhecida por Macunaima, na BR-174.

O projeto é inédito pelo aspecto de trabalhar como alternativa o aproveitamento hidroenergético das terras indígenas para uso exclusivo das comunidades. Durante a consulta, técnicos do projeto especial apresentaram às lideranças da região as vantagens e potencialidades da construção da MCH.

A proposta principal é trabalhar com esta alternativa de energia, objetivando reverter o impacto ambiental de combustível fóssil e garantir energia elétrica limpa e produtiva 24 horas, além de proporcionar o desenvolvimento dos povos que habitam o local, melhoria da vida da comunidade, incentivo ao ecoturismo e ao lazer.

A capacidade de geração de energia desta MCH é de 960 kW/h, para atender aproximadamente 34 comunidades da reserva indígena São Marcos. De acordo com a diretora-presidente da Cerr, Conceição Escobar, o projeto é uma alternativa viável técnica e economicamente para o fornecimento de energia para comunidades isoladas, atendendo dessa forma o propósito do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso de Energia Elétrica Luz para Todos.

"A Cerr já desenvolve o programa de eletrificação rural nos municípios do interior do estado por meio do Programa Luz para Todos, mas em algumas localidades a execução é inviável, como as comunidades indígenas, por isso, esse projeto especial vem para atender essas comunidades, com uma energia elétrica limpa e durante 24 horas", informou.

RAPOSA SERRA DO SOL - Dentro do programa Luz para Todos também existe o Projeto Especial Raposa Serra do Sol, nos mesmos moldes do Projeto Especial São Marcos. Nos estudos, a previsão é de geração de energia elétrica com sobra, com horizonte de 15 anos, sendo 0,740 kW/consumidor.

Sodiur vai apoiar projeto

De acordo com o presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr), Silvio da Silva, a iniciativa da implantação da energia confiável para as comunidades que residem na região de São Marcos é vista como "necessária e oportuna".

Silva afirmou que a apresentação e os detalhes que envolvem a execução do projeto foram um ponto positivo em levar ao conhecimento dos indígenas como será executada a obra, prazo de duração e que benefícios serão trazidos à comunidade, que pode inclusive desenvolver projetos voltados à geração de renda.

"Somos totalmente favoráveis à implantação da usina de geração de energia por representar uma antiga reivindicação dos que habitam a região, favorecendo a execução de projetos voltados às questões sociais a exemplo da educação com a possibilidade da instalação de salas de acesso à informática, melhorando sensivelmente a comunicação entre as lideranças de outras localidades com a troca de informações e projetos, sem contar com avanços significativos nas demais áreas", comentou.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=99649

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.