ITC - http://www.intertribal.org.br
08 de Nov de 2013
As 48 etnias que participam dos XII Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá-MT se unem pela vida na cerimônia do acendimento do Fogo Sagrado. Representando todos os participantes, os Krahô, Manoki, Matis e Nhambiquara acenderam as chamas que marcaram o início do evento no final da tarde desta sexta-feira (8/11), na Arena dos Jogos Verdes (Região do Sucuri) e segue até dia 16 de novembro.
O articulador dos XII Jogos, Marcos Terena, conta que a cerimônia é uma demonstração de respeito para com as forças da natureza. Cada fogo é aceso com madeiras que as próprias etnias trouxeram. "Além disso, a água do Rio Cuiabá foi trazida como forma de demonstrarmos nosso agradecimento por sermos aqui recebidos", afirmou Marcos Terena.
O pôr-do-sol, momento em que o Fogo Sagrado é aceso, representa para os Manoki o amanhecer das estrelas. A dimensão simbólica do fogo para cada uma das 48 etnias que participam do evento não é mesma e, por esta razão, este elemento da natureza marca a união dos povos pela sua diversidade.
Cuiabá, centro geodésico da América do Sul, sedia dos XII Jogos dos Povos Indígenas. Mais informações no site oficial do evento: www.intertribal.org.br.
http://www.intertribal.org.br/cerimonia-do-fogo-sagrado-da-inicio-aos-x…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.