VOLTAR

Cepta realiza expedição na APA Meandros do Araguaia

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Izabela Ribeiro
07 de Out de 2009

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta) realizou uma expedição de caráter científico na Área de Proteção Ambiental (APA) Meandros do Araguaia, entre os estados de Goiás e Matogrosso, no final de setembro.

Segundo Leonardo Millano, servidor do Cepta, o objetivo da expedição foi o de diagnosticar a diversidade de espécies de peixes e de parasitas do animal das lagoas marginais do rio Araguaia.

Foram coletadas, fotografadas e identificadas 93 espécies de peixes em 12 lagoas e mais algumas espécies de pequeno porte, que serão enviadas a especialistas para identificação, e músculos de quatro tipos de cada espécie para análise genética molecular.

Além disso, foram coletados parasitas para estudos das comunidades parasitárias de peixes de 19 espécies. No total, 209 peixes foram examinados, sendo encontrados monogeneos, digeneos, Acantocefalos, copepodas, crustáceos e nematodas.

As coletas tiveram o apoio logístico dos servidores da APA. A expedição teve parcerias com a Unesp Botucatu Departamento de Morfolologia e Bauru departamento de Biologia (Unitau).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.