VOLTAR

Centro de Ensino Médio atenderá 600 alunos

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Neuracy Vianna
18 de Fev de 2002

Instituição é a primeira a ser instalada no País e vai funcionar em Tocantínia

Os povos indígenas do Estado receberão, ainda este ano, o primeiro Centro de Ensino Médio do Brasil. Essa é uma das conquistas obtidas pelos índios na área de Educação que, no ano passado, atendeu 2.745 alunos no Ensino Fundamental.

Atualmente a rede estadual de Educação só oferece nas aldeias o Ensino Fundamental, que funciona em 64 escolas distribuídas nas reservas. A partir do funcionamento desse centro, os alunos indígenas não precisarão mais se deslocar para municípios próximos das aldeias para poderem continuar os estudos.

O centro terá capacidade para atender cerca de 600 alunos e será instalado na reserva Xerente, no município de Tocantínia. Além disso, contará com cinco salas de aulas, além de biblioteca, área de lazer, quadra de esporte e sala de informática.

Professores
O número de professores indígenas na rede é de 179, sendo destes 168 da rede estadual, que foram capacitados para atuar na área. Segundo a técnica da área de Educação Indígena da Secretaria Estadual de Educação, Cleide Araújo, nas aulas ministradas nas escolas indígenas, a língua dos povos é priorizada, ficando o português em segundo plano. "Priorizamos a pluralidade cultural dos índios, resguardando a sua língua", comentou ela.

Ela diz que a Educação Indígena visa estabelecer a convivência dos índios com a sociedade, assegurando a eles o acesso à conhecimentos gerais, fortalecendo uma educação que aborda os princípios da especificidade dos povos.

Números

Povos Escolas Alunos Localização
Xerente 28 35 Tocantínia
Krahô 12 636 Itacajá e Goiatins
Apinajé 06 473 Tocantinópolis
Karajá 07 483 Parque Indígena do Araguaia
Javaé 08 334 Ilha do Bananal
Xambioá 02 84 Santa Fé e Xambioá

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.