VOLTAR

Centenas de peixes morrem próximo à Hidrelétrica de Jatapu, interior de RR

G1 https://g1.globo.com
Autor: Alan Chaves
30 de Out de 2018

Centenas de peixes foram encontrados mortos próximo à Usina Hidrelétrica do Rio Jatapu, localizada em Caroebe, região Sul do estado. Vídeos feitos por pescadores da região mostram os peixes presos em pequenas lagoas entre as pedras.

O Ministério Público do Estado informou em nota nesta terça-feira (30) que já tomou conhecimento do caso e que a Promotoria de Justiça da Comarca de São Luiz, na mesma região, "oficiará os órgãos ambientais competentes para que realizem diligências no local".

As imagens dos peixes mortos foram feitas no leito do rio, próximo ao vertedouro - estrutura utilizada para escoar o excedente de água do reservatório da hidrelétrica.

Quem flagrou a mortandade foram pescadores ainda não identificados, informou a Polícia Militar da região, que divulgou as imagens. O órgão acredita que o vídeo tenha sido feito há pelo menos um mês.

Em um dos vídeos, o pescador questiona a quantidade de peixes no leito do Rio Jatapu e descreve a cena:

"Como é que pode? Quantos milhões de peixes não estão mortos aqui, cara? Olha o tamanho desses 'piau'. Gente, tá fedendo, olha", diz ele.
Imagem aérea do Google Maps mostra local onde peixes mortos possivelmente estavam (em destaque vermelho). Vertedouro fica distante cerca de 2,2 Km da usina - Foto: Infográfico/Ítalo Aquino/Rede Amazônica

O engenheiro Márcio Almeida, responsável pela hidrelétrica que fica distante cerca de 400 Km de Boa Vista, confirmou a autenticidade do vídeo.

Almeida disse que o local onde os peixes foram encontrados fica cheio no inverno e com a chegada do verão a água baixa e os peixes ficam presos, sem oxigenação.

"Essa situação ocorreu abaixo do vertedouro, não tem relação com as turbinas, que ficam uns 2Km distante. Ocorre que nessa área no inverno fica mais cheia [de água] e os peixes ficam aí. Com a chegada do verão, a água do lago baixa e com o leito seco, os peixes acabam ficando presos entre as pedras e morrem por falta de oxigenação", explicou o engenheiro.

Ele também estimou que a gravação tenha sido feita há pelo menos 1 mês.

A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), responsável por ocorrências ambientais, já recebeu o caso e encaminhou Ministério Público Estadual.

Em nota, a Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que não recebeu denúncia sobre os peixes que foram encontrados mortos nas proximidades da Usina de Jatapú, mas "a Divisão de Fiscalização informa que vai enviar uma equipe para o local o mais rápido possível para averiguar".

Usina de Jatapu
Localizada no Sul de Roraima, a usina de Jatapu é um complexo energético que atende cerca de 50 mil moradores de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz. O local passou por reforma e foi reinaugurada em junho deste ano com capacidade total de operação.

Ainda de acordo com Márcio, o vertedouro da Usina de Jatapu é do tipo fixo, que não tem comportas. O mecanismo é comum em hidrelétricas e funciona como uma 'válvula de escape' para que o nível do rio não ultrapasse a cota de transbordo.

Ele acredita que a morte dos peixes tenha ocorrido após o dia 1o deste mês, quando a água começou a baixar e consequentemente parou de chegar ao vertedouro.

Almeida informou ainda que não é possível precisar quando o vídeo foi gravado porque a área onde os pescadores estavam é de difícil acesso.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/10/30/centenas-de-peixes-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.