VOLTAR

Censo 2000 aponta crescimento da população indígena brasileira

Site da Funai
15 de Mai de 2002

O Censo 2000 revelou que o número de índios cresceu de 138% no Brasil de 1991 até 2000. Os dados revelam a existência de 701.462 indígenas no país, o que corresponde a 0,4% da população brasileira total. Líderes de movimentos indígenas surpreenderam-se com o número fornecido pela pesquisa, já que a expectativa era de que os índios fossem apenas 400 mil até o ano retrasado. A principal explicação para esse grande aumento, segundo eles, é a crescente organização de índios que começam a lutar por seus direitos.

O administrador regional da Funai de Manaus, Benedito Rangel, diz que os números fornecidos pelo Censo são maiores que os reais. "Para ser índio de fato não basta apenas declarar-se como tal. É preciso ser reconhecido pelo povo", afirma.

Por outro lado, o líder da Coordenação das Organizações da Bacia Amazônica Sebastião Manchineri, afirma que, a partir dos anos 70, quando começaram as primeiras atividades voltadas para organizar diferentes aldeias e etnias, que o crescimento da população indígena começou a ser percebido. "Deixamos de ter medo de ser índio e fomos buscar a ampliação de espaços para nos inserirmos na sociedade", explicou.

O vereador de Benjamin Constant (AM) e diretor da Federação das Organizações e dos Caciques e Comunidades da Tribo Ticuna, Idenício Suzana Bastos, acredita que o número de índios no Brasil pode ser ainda maior, devido à dificuldade do Censo de chegar a todas as aldeias brasileiras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.