VOLTAR

Cemitério "guarda" mais de 600 corpos

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
22 de Abr de 2004

Pelo menos 600 garimpeiros já foram executados por índios na área Roosevelt, informou o garimpeiro F. C. Segundo ele, os corpos, alguns mutilados, são jogados em uma espécie de grota, que os índios chamam de "cemitério". Antes de serem mortos, os garimpeiros passam por um tribunal. Os índios fazem rituais, humilham e espancam antes de dar a sentença: a morte. F. conta que esteve pronto para ser executado, à disposição do tribunal. Momentos antes de ser levado para a morte, uma índia, que tinha liderança entre os Cinta Larga, identificada como "Maria Tereza", o salvou.
Ela o defendeu afirmando que F. ajudava os índios de sua aldeia. Isso foi fundamental para que ele fosse salvo. Outros sete garimpeiros que estavam em julgamento não tiveram a mesma sorte. Foram executados pelos índios

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.