VOLTAR

Cem índios de MS participam de reformulação da Funai

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/
Autor: Marcio Breda
20 de Out de 2010

Com o objetivo de planejar a nova estrutura da Funai (Fundação Nacional do Índio) no Estado, cerca de cem indígenas, representando as aldeias sul-mato-grossenses, reúnem-se quinta e sexta-feira (21 e 22) em Campo Grande.

De acordo com a presidência da Funai, em Brasília, lideranças indígenas e servidores do órgão receberão informações sobre o processo de reestruturação e o papel das unidades descentralizadas, que atuam diretamente nas aldeias na proteção e promoção dos povos indígenas.

A expectativa é que durante o evento - que acontece em parceria com a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) - seja construída uma agenda de trabalho, com calendário de ações a serem executadas para viabilizar a nova estrutura, instituída pelo Decreto 7.056, de 28 de dezembro de 2009.

Descentralização - O seminário agrupa as Coordenações Regionais (CR) de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, que atendem quatorze, oito e trinta terras indígenas do Estado, respectivamente.

Cada CR está vinculada com um Comitê Regional, composto por servidores da Funai e representantes indígenas escolhidos por suas comunidades, que, juntos, discutem as especificidades regionais, definem o planejamento orçamentário e estabelecem as prioridades na execução de planos, programas e projetos de proteção territorial e promoção do desenvolvimento sustentável nas aldeias.

A reestruturação da Funai é uma demanda antiga do movimento indígena organizado. Para se adequar, o órgão precisou passar por um processo de fortalecimento institucional, que inclui a criação de mais 3.100 vagas para serem preenchidas até 2012, melhorias salariais, aquisição de veículos e equipamentos, criação de um Centro de Formação, além da nova malha institucional, que aproxima as unidades locais das Terras Indígenas.

http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=311648

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.