VOLTAR

CCPY realiza curso para professores yanomamis

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
30 de Mai de 2003

No dia 1o de junho, domingo, será aberto o III Curso de Formação de Professores Yanomami para o Magistério. O evento promovido pela Coordenação do Programa de Educação Intelectual da Comissão Pró-Yanomami, será realizado na Casa Paulo VI - bairro Calungá, a partir da 9h. As aulas tratarão de temas como: economia, ecologia e tecnologia.

O curso contará com 116 professores indígenas, das 78 escolas e terão representantes das quatro línguas yanomami. Entre as 12 lideranças indígenas, estará Davi Kopenawa. Pela primeira vez, esta etnia terá um curso fora de sua região. "A duração será de 30 dias, com acompanhamento pedagógico, de intercâmbio e de pesquisa", informou o coordenador do Programa de Educação da Comissão pró-yanomami, Marcos Oliveira.

As organizações CCPY, Secoya, Urihi e Diocese/RR, estão elaborando junto aos Yanomami a proposta curricular de formação de professores indígenas para o magistério, que deverá ser apresentada em breve ao Conselho de Educação de Roraima. "Esperamos conseguir a aprovação, ou seja, seu reconhecimento oficial", destacou o coordenador.

Os primeiros cursos foram aprovados e apoiados pelo MEC, através, da Coordenação Geral de Apoio às Escolas Indígenas (CGAEI). A Secretaria de Educação Cultura e Desporto/RR, Exército Brasileiro e Funai, apoiam o evento, além de entidades particulares que patrocinam o curso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.