VOLTAR

CBUC 2015: Pela criação do Parque Nacional de Albardão

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
Autor: Daniele Bragança, Uanilla Pivetta e Marcio Isensee e Sá
24 de Set de 2015

Pelo menos dois Planos de Ação Nacional para a conservação de espécies ameaçadas propõem a criação do Parque Nacional de Albardão, em Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. A unidade é consenso entre os ambientalistas e interessa a prefeitura local, que pretende promover o ecoturismo na região, mas o processo está há 7 anos sendo analisado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). Aproveitando a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, organizações ambientalistas se juntaram para lançar uma campanha internacional em prol da criação do parque.

"É uma região com enorme potencial para o ecoturismo e para o turismo de aventura. Tem uma beleza cênica daquela paisagem desértica fantástica. Então, está na hora de conseguirmos esse parque nacional; tirar esse processo das gavetas para que se possa não só proteger essas espécies ameaçadas, mas também gerar emprego e renda", afirma Truda.

O Divers for Sharks, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), o Instituto Augusto Carneiro, em parceria com a Rede Pró Unidades de Conservação, lançou a campanha a tarde desta quarta-feira (23).

Albardão é considerada de alta importância para a preservação de pelo menos 6 espécies. A toninha (Pontoporia blainvillei), o tubarão cação-anjo, Lagartinho-da-praia (Liolaemus occipitalis); o Sapo-boi (Ceratophrys ornata) e sapinho-da-barriga-vermelha (Melanophryniscus montevidensis).

Tanto o Plano de Ação das Espécies de Anfíbios e Repteis Ameaçados de Extinção do Sul do Brasil (Pansul - ICMBio/RAN) quanto o Plano de Ação para a Conservação do Pequeno Cetáceo Toninha propõem a criação da área.

A região é berçário de espécies, como a raia-viola (Rhinobatos horkelli), o cação-martelo (Sphyrna lewini), cações-anjo (Squatina occulta e S. gugenheim), o cação-listrado (Mustelus fasciatus).

Mobilização

O site da Rede Pró UCs lançou uma plataforma de mobilização para que o público ajude a pressionar o governo a criar a unidade. Trata-se de uma ferramenta onde cada assinante preenche um formulário com dados básicos e uma carta pedindo a criação do parque nacional do Albardão é automaticamente enviada para as autoridades do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente.

https://www.youtube.com/watch?v=G5CHQhgq0TA

http://www.oeco.org.br/noticias/cbuc-2015-pela-criacao-do-parque-nacion…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.