VOLTAR

Caverna do Diabo ganha melhorias e passa a ter Plano de Manejo Espeleológico

Envolverde - www.envolverde.com.br
03 de Mar de 2010

Centro de visitantes, restaurante, estacionamento, projeto paisagístico e nova rede elétrica. Estas são algumas das melhorias que o Parque Estadual Caverna do Diabo, no município de Eldorado, recebe nesta sexta-feira, 05.03, em cerimônia marcada para as 10 horas com o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano.

As melhorias, que totalizam gastos de R$ 4 milhões, incluem também o novo projeto de iluminação da Caverna do Diabo e capacitação de monitores, empresas e empreendedores para atender o potencial turístico da região. Os investimentos fazem parte do Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, que conta com um contrato de empréstimo na ordem de US$ 15 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e atua em seis parques estaduais: PETAR, Intervales, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, Ilhabela e a Caverna do Diabo.

Na ocasião, também será entregue o Plano de Manejo Espeleológico da Caverna do Diabo. Este é o primeiro a ficar pronto entre os 32 que estão em execução para regularizar o turismo nas cavernas do Vale do Ribeira, que atraem quase 60 mil visitantes todos os anos para a região.

Em fevereiro de 2008, uma medida do IBAMA ameaçou a economia da região, fortemente baseada no turismo, ao interditar todas as cavernas abertas para visitação pública nos parques de Intervales, Caverna do Diabo e PETAR, devido a falta de Planos de Manejo Espeleológico. Preocupada com os impactos sociais que a medida causou, a Fundação Florestal - órgão responsável pela administração dos Parques - firmou um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC com o Ministério Público Federal se comprometendo a elaborar os Planos em até dois anos. Agora, entrega o primeiro, que irá orientar o uso do patrimônio natural da Caverna do Diabo, visando a sua conservação e manejo sustentável.

Evento: Inauguração das obras de revitalização do Parque Estadual Caverna do Diabo
Data: 05/03 - sexta-feira às 10 horas
Local: Parque Estadual Caverna do Diabo - Rodovia SP 165, Km 111 - município de Eldorado

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.