VOLTAR

Cavalcante abriga a maior parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Diário da Manhã - http://www.dm.com.br
Autor: Brunno Falcão
13 de Ago de 2014

Cavalcante é uma das portas para quem entra na Chapada dos Veadeiros. Cerca de 60% da área do Parque Nacional que protege a região está dentro do município. Existem mais de 100 cachoeiras próximas à cidade, que é circundada pelos cânions da chapada e considerada ideal para a prática de esportes de aventura. O turismo religioso também movimenta a região, principalmente na romaria das comunidades quilombolas em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, que atrai mais de mil romeiros. A cidade abriga uma parte da comunidade Kalunga, dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, e, principalmente, no Povoado Engenho e no Vão do Moleque.

Cavalcante ainda lembra a arquitetura colonial da época de sua fundação, em 1740. A Ponte de Pedra é um dos mais impressionantes visuais de paisagem na borda norte da Chapada dos Veadeiros, situada em Cavalcante. Atravessando a serra, é possível chegar a fontes de águas termais que deram nome a uma extinta vila mineradora - Água Quente, de 1733. O fluxo de turismo ecológico cresce lentamente, vindo por Alto Paraíso, a 93 km por uma estrada de terra que contorna o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV).

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é uma região de Cerrado no nordeste do Estado de Goiás abrangendo diversos municípios, entre eles, Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João d'Aliança e Teresina de Goiás. Possui área total de 15.267 km2 e uma população de 32.731 habitantes, ou seja, com uma densidade demográfica de 2,14 hab./km2. A Chapada dos Veadeiros, especialmente na região de Alto Paraíso, possui um forte turismo místico. Dentre os motivos, é possível citar as exuberantes paisagens, a abundância de aflorações de quartzo (o que faz a chapada ser vista como um centro de concentração de energia) e o fato de ela ser cortada pelo paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu. A ocupação mística da região começou pouco antes da criação do parque. Em 1957, chegou uma missão espiritual vinda de Recife, que fundou a Fazenda Bona Espero, uma instituição filantrópica que ensina o esperanto.

A chapada abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, onde se localiza o ponto mais alto do planalto central, com 1.676 metros de altitude - a Chapada dos Veadeiros também é conhecida por ser o melhor local para avistamento de Objetos Voadores Não Identificados (óvnis) em Goiás, o que acaba atraindo a atenção de diversos curiosos da região, que vão até a chapada para tentar observar fenômenos de ordem ufológica. Por ser uma das áreas de maior biodiversidade existentes no País, a região também recebeu o título de Reserva da Biosfera Goyaz. O parque foi criado pelo governo federal por meio do Decreto 49.875 de 1961. Abrange uma área de 65 mil hectares, que inclui os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.

http://www.dm.com.br/texto/187305-cavalcante-abriga-a-maior-parte-do-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.