VOLTAR

Causas Indígenas I

Assessoria de imprensa do Deputado Carlos Abicalil (PT-MT) -Brasília-DF
14 de Abr de 2004

Abicalil é homenageado com Medalha de Mérito Indigenista

O Deputado Federal Carlos Abicalil - PT/MT receberá no próximo dia 19 a "Medalha do Mérito Indigenista" da Fundação Nacional do Índio - Funai por sua atuação em defesa das comunidades indígenas brasileiras. A outorga foi aprovada pelo Conselho Indigenista da Funai e pelo Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A entrega da medalha será dia 19 (segunda-feira), às 17h, no Auditório Gilberto Pinto Figueiredo, da Funai, em Brasília.

Causas Indígenas II
Exposição de fotos atrai atenção na Câmara
A exposição fotográfica "Brasil Indígena: Resistência e Diversidades", da fotógrafa paulista Rosa Gauditano, está atraindo a atenção de centenas de pessoas que passam diariamente pelo Espaço Mário Covas, no anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e do Conselho Indigenista Missionário - Cimi. Os trabalhos, que ficam expostos até dia 16 de abril, mostram a diversidade dos povos indígenas brasileiros e cenas da violência ocorrida no dia 22 de abril de 2000, por ocasião das comemorações do Brasil 500 anos. As fotos também ilustraram, em 2002, a Campanha da Fraternidade "Por uma terra sem males", da Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros - CNBB.
Rosa Gauditano é autora de vários trabalhos, entre eles o livro "Índios: os Primeiros Habitantes". A exposição "Nossa Tribo", também da fotógrafa, já percorreu o México, Estados Unidos, França e Cuba. A exposição na Câmara faz parte de uma série de atividades que será desenvolvida pela Frente Parlamentar na semana, quando será lembrado o Dia do Índio.

Causas Indígenas III
Deputado lamenta morte de Kaiapós em acidente de carro
O Deputado Federal Carlos Abicalil - PT/MT lamentou hoje a morte de onze kaiapós, num acidente de carro, na BR 163, em Mato Grosso, no último dia 8 de abril. Além dos índios, morreu também o motorista da van, Ivaldo Leite.
Dos onze mortos, dois índios eram da aldeia Metuktire, de Peixoto de Azevedo
- MT. Da aldeia Kremoro, também de Peixoto de Azevedo, sete morreram, todos parentes entre si. Os dois índios, da aldeia Kokraimoro, de São Felix do Xingu - MT, e Cubenkrake, do estado do Pará, também faleceram. De acordo com informações da imprensa de Mato Grosso, permanecem internados no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá - PSMC os índios Txere Meturité, Tutire Meturité e Davi, genro do cacique Raoni. Davi permanece internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo - UTI. Raoni, que é conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação e direitos de seu povo, também perdeu o filho no acidente - Tedjere Meturité. A van onde os índios estavam bateu lateralmente contra um caminhão que trafegava em sentido oposto quando, segundo a Polícia Rodoviária Federal - PRF, chovia muito. O grupo retornava de um encontro em Brasília e seguia para a cidade de Colíder, 630 quilômetros ao norte de Cuiabá. As vítimas serão lembradas, segundo Abicalil, na semana que vem, quando se comemora a Câmara dos Deputados prepara uma série de eventos comemorativos ao Dia do Índio, em 19 de abril.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.