VOLTAR

Cassel ganha briga com Mangabeira

OESP, Nacional, p. A8
23 de Jan de 2009

Cassel ganha briga com Mangabeira

João Domingos e Leonencio Nossa

A ala comandada pelos ministros Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Minc (Meio Ambiente) derrotou a integrada por Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Nelson Jobim (Defesa) na disputa interna no governo sobre quem terá o comando da regularização fundiária na Amazônia. O presidente Lula não só desistiu de criar uma agência executiva para cuidar do trabalho - ideia de Mangabeira e Jobim -, como entregou a missão a Cassel.

Numa reunião de três horas, ontem no Palácio do Planalto, foi decidido que o governo correrá com a regularização das terras da Amazônia. Quer iniciar o processo nos próximos 60 a 120 dias. "Não será criada nenhuma agência, nenhum outro órgão", disse Cassel.

Em fevereiro será enviado ao Congresso um projeto que mudará nove leis da área ambiental e fundiária. Sem a criação da agência imaginada por Mangabeira, o Incra ficará responsável pela regularização das terras, mas terá de se reportar a um conjunto de ministérios, sob o comando de Dilma Rousseff, à semelhança do que ocorre com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Acho que a área ambiental saiu vitoriosa", comentou Minc. Segundo ministros presentes à reunião, Mangabeira ficou muito irritado com a derrota.

OESP, 23/01/2009, Nacional, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.