Folha Web - http://www.folhabv.com.br/
18 de Abr de 2011
A Casai (Casa de Apoio à Saúde do Índio) em parceria com os Distritos Sanitários Indígenas Yanomami e Leste, promove amanhã, dia 19, a partir das 8 horas, uma programação especial de comemoração ao Dia do Índio.
Durante a programação haverá apresentação da peça "A Lenda do Tepequém", com a participação de indígenas que irão encenar a história da tribo que era aterrorizada por um vulcão que havia no local. Além disso, terá também a tradicional dança indígena, exposição de uma maloca e artesanatos, além de danças, jogos, bebida e comidas típicas da cultura indígena.
Segundo a coordenadora da Casai, Hercília Sintghen, o evento é totalmente dedicado aos índios, com o intuito de oferecer a eles, um dia de lazer, reunindo diversas etnias indígenas. "Todos os anos fazemos uma grande festa ao dia do índio, porque eles têm um papel muito importante para o nosso estado e também para nossa cultura local", afirmou Hercília.
DIA DO ÍNDIO - Esta data comemorativa, dia 19 de abril, foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos "homens brancos".
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.