VOLTAR

Casa de Apoio a Saúde do Índio de Porto Velho recebe microônibus

Rondonia ao Vivo
30 de Jan de 2008

O transporte dos indígenas que precisam de atendimento médico até as unidades de saúde, em Porto Velho, vem sendo realizado desde início deste mês, com mais conforto, eficiência e agilidade. A mudança ocorreu depois que Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core- RO) Disponibilizou a Casa de Apoio a Saúde do Índio (Casai), da Capital, um microônibus com capacidade para transportar 16 pessoas.

A unidade de saúde é referencia na região, por prestar assistência a pacientes de todas as aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, localizadas nos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim, Alta Floresta, Ji-Paraná, Jaru e Humaitá (AM). A casa de apóio chega a atender também indígenas do município de Lábrea (AM).
Entre as atividades desenvolvidas pela equipe técnica da Casai Porto Velho, estão: o recebimento de indígenas que necessitam de assistência médica; a acomodação e alimentação de pacientes e acompanhantes durante o período de tratamento; o acompanhamento de enfermagem; o acompanhamento de índios durante consultas médicas, exames subsidiários e internações hospitalares e articular o retorno dos pacientes e acompanhantes as suas aldeias, após alta médica.

Segundo o responsável pela Casai de Porto Velho, Alcimar Gonçalves, cerca de 40 indígenas são atendidos, diariamente. "O veículo era uma antiga reivindicação, com a chegada do microônibus, os pacientes estão tendo maior comodidade no deslocamento, principalmente, no trajeto da aldeia para a cidade". Afirma.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.